× Attention: This building is not yet translated.

Construção da Moradia Unifamiliar

Ilha de São Miguel, 2007 - 2011

A moradia ocupa um terreno com uma pendente relativamente acentuada que se encontra assente numa plataforma elevada sobre a estrada com vista sobre a costa sul da ilha.

Pretendeu-se resolver a ligação da moradia com o terreno e a diferença de cotas fundindo a casa com o terreno, através da utilização de planos de alvenaria rebocados que, articulados com a volumetria da casa constituem pátios exteriores que permitem não só uma maior intimidade aos utilizadores como uma abordagem ao terreno mais tradicional. Os dois pátios resultantes da definição da plataforma de implantação e modelação de terreno, tem orientações e funções distintas sendo o pátio voltado a sul essencialmente vivencial e o pátio a norte para acesso e estacionamento automóvel.

A moradia apresenta uma organização simples que objetiva uma vivência qualificada e que explora ao máximo a exposição do objeto à luz natural e usufruto dos espaços vivenciais exteriores. Em termos programáticos desenvolve-se em piso único com aproveitamento parcial do segundo piso, para uma área de escritório e duplo pé direito da sala.