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Escola de Formação Profissional

Ilha de São Miguel, 2010 - 2013

O Terreno e Enquadramento Urbanístico

O terreno é parte integrante duma vasta operação urbanística que o Governo dos Açores tem em curso nos Arrifes no lugar dos Milagres e que tem como objectivo, dotar a freguesia,que deixou há muito de ser exclusivamente rural, para ser um subúrbio de Ponta Delgada, com habitação, equipamentos e valências que lhe proporcionem vivências próprias.

Programa Funcional

O programa fornecido pela EPROSEC, traduz-se numa lista de salas de aulas, 30, quer "normais" quer "laboratoriais" (de informática e multimédia), gabinetes e divisões para direcção e serviços administrativos, arquivos e apoios.

O programa solicita também algumas áreas complementares, nomeadamente auditório com 150 lugares, refeitório, sala de estudo-biblioteca, bar e convívio para alunos, sala para associação de estudantes, para além de gabinetes para médico e psicólogo e sala para professores.

É ainda referida no programa a necessidade de o estabelecimento ficar dotado de instalações capazes de assegurar a prática curricular gimno-desportiva, nomeadamente um pavilhão gimno-desportivo com os respectivos apoios e um polivalente exterior complementar, valências que tal como o auditório pretende abrir-se à população externa.

Forma e Volumetria

O local onde se irá construir a Escola de Formação Profissional da EPROSEC, aos Milagres, nos Arrifes, pese embora a vasta operação urbanística, é marcadamente rural, inserindo-se numa área de pastagens e numa paisagem que embora interessante não apresenta aspectos focais que importe contemplar ou fixar.

Pela sua altitude e aptidão agrícola nos meses mais invernosos, no local ocorrem neblinas, a pluviosidade é mais acentuada e a luminosidade pode ser deficitária.

A percepção destes factos aliada à natureza exógena da edificação, condicionou a concepção geral da escola, no sentido de lhe conferir interioridade vivencial, traduzida na abertura preferencial das suas áreas envidraçadas, para pátios e espaços internos, que à semelhança da arquitectura conventual proporcionam um forte sentido de comunidade e "pertença" aos utentes, o que para uma escola, que renasce distante do seu habitat inicial.

Caracterização Arquitectónica

À parte alguns pequenos blocos residenciais multifamiliares que começam a nascer nas proximidades do terreno para a escola, a paisagem urbana dos Arrifes é na generalidade constituída por pequenas moradias unifamiliares de base rural, isoladas ou em banda, não proporcionando referências directas que possam ou devam ser importadas ou assumidas num projecto com a natureza e dimensão daquele que agora se elabora para a escola em causa. Nestes termos entendeu-se como correcto e mais autentico optar por uma linguagem dura e contemporânea, capaz de em acordo com a linearidade da solução proposta, transmitir a natureza funcional do imóvel, e "agarra-lo" ao local através da cor e materiais a empregar na sua envolvente construtiva.