Requalificação Urbanística do Areal de Santa Barbara

Ilha de São Miguel, 2006 - 2009

O território a intervir apresenta características muito sensíveis nomeadamente no que se refere nos seus aspectos naturais, sendo dominado pelo extenso areal, a falésia que o percorre até ao Morro de Santana e a costa recortada pelos maciços rochosos de pedra basáltica que perpetuam a mais recente erupção vulcânica nesta zona da ilha.

Em traços gerais, a intervenção proposta pretende resolver os aspectos urbanísticos e funcionais do local por forma a criar uma vivência adequada às exigências da actualidade, que passa pela requalificação do espaço público e ordenamento do seu litoral.

Neste sentido, prevê-se resolver o estacionamento automóvel através da sua redefinição, com o intuito de melhorar o espaço reservado a peões e às zonas de circulação. Os lugares de parqueamento de viaturas serão dotados de estruturas de ensombramento executadas em estruturas de aço e madeira, atenuando assim, o impacto causado pela concentração maciça de automóveis.

No que diz respeito às estruturas de apoio à praia, prevê-se a edificação de pequenas construções separadas entre si, com volumetrias variadas e revestidas a réguado de madeira devidamente tratada, por forma a constituir um conjunto dinâmico e esteticamente integrado na paisagem. Estas construções visam não só melhorar as condições gerais dos utilizadores da praia, bem como permitir a sua utilização durante todo o ano. Assim propomos áreas destinadas a sanitários e vestiários divididos por sexos, duches exteriores, uma área reservada ao Instituto de Socorros a Náufragos (I.S.N.) e outra destinada à equipa de manutenção da praia. Estão ainda previstas, áreas destinadas a um quiosque para comércio de material náutico e uma pequena cafetaria/bar dotada de uma zona de esplanada pavimentada com estrado de madeira tratada.

No que se refere aos percursos pedonais, prevê-se uma redefinição dos traçados, com o intuito de qualificá-los, não só através da utilização de materiais mais adequados ao local, bem como na criação de bolsas de estar dotadas de mobiliário urbano, permitindo uma vivência mais agradável do meio envolvente. O percurso de acesso à praia será reservado para peões, sendo excepcionalmente utilizado por viaturas de emergência e viaturas pertencentes à equipa de manutenção praia.

Na generalidade, pretende-se empregar materiais de qualidade, como a calçada de basalto, lajes de betão com inertes à superfície e a madeira tratada, com o objectivo de intervir de uma forma harmoniosa e procurando uma imagem mais consentânea com o espírito do lugar.