Casa no Rosto do Cão

Ilha São Miguel, 2012 - 2014

O projecto apresentado foi desenvolvido segundo uma filosofia arquitetónica contemporânea, com o objetivo de cumprir o programa funcional proposto pelo requerente que pretende criar as condições essenciais para vivência quotidiana atual. Com base numa análise prévia de reconhecimento das características gerais do terreno a intervir e da sua envolvente, propomos uma conceção volumétrica que pretende ajustar-se à topografia natural do terreno, que se apresenta praticamente plano, através da criação de um embasamento sobre a qual se prevê a construção da moradia desenvolvida integralmente num piso.

Assim, pretende-se materializar um objeto arquitetónico que se relaciona com o meio envolvente de modo a tirar partido do ambiente natural da quinta e da exposição solar, através de uma composição volumétrica de inspiração orgânica resultante dos alinhamentos sugeridos pelos muros e percursos existentes e com uma solução de coberturas inclinadas de duas águas que pretendem incutir uma volumetria articulada com reminiscências dos interessantes modelos que caracterizam a arquitetura rural dos Açores.

No que concerne à conceção arquitetónica, projetamos uma moradia implantada numa base plana segundo um eixo Nascente/Poente, concentrando os espaços vivenciais de maior permanência sobre o quadrante Sul/Nascente, onde se destacam as salas e os quartos de dormir. A sala comum usufrui ainda do espaço exterior coberto projetado.

A norte projetou-se quatro volumes paralelos por forma a tirar partido da iluminação natural nascente/poente sendo um deles destinados ao escritório, um ocupado por um quarto, outro ocupado pela zona de serviços composta pela cozinha, uma para tratamento de roupa, arrumos e ainda um espaço coberto destinado ao parqueamento de viaturas. Prevê-se ainda nesta zona um armário onde se reúne os equipamentos de infraestruturas de apoio à moradia.

No que se refere aos arranjos exteriores, para além das zonas de circulação de viaturas e acessos pedonais, projetou-se num espaço a sul contiguo à sala, um terraço revestido em deck de madeira tratada, com o objetivo de proporcionar uma vista sobre a quinta. Neste projeto também se prevê a recuperação pontual das construções de apoio agrícola existentes.