Os Açores têm o enorme privilégio de ser um paraíso terrestre para os amantes da natureza. Da identidade destas nove ilhas faz também parte um património construído que é uma legítima homenagem à boa arquitectura contemporânea.
O Roteiro de Arquitetura dos Açores, promovido pela Delegação dos Açores da Ordem dos Arquitectos, pretende selecionar obras construídas e concluídas no Arquipélago açoriano depois de 1950.
O objectivo passa por acrescentar à fortíssima vocação turística do território um olhar competente e selectivo sobre o que de melhor se constrói, abrindo-se às propostas e contributos dos muitos arquitectos que ali deixam a sua marca.
Com este Roteiro, o visitante dos Açores pode sintonizar o olhar para um conjunto de obras que dignificam a arquitectura e os arquitectos, valorizam o património e participam do fascínio que a região exerce sobre quem a percorre.
Aqui encontram-se mapeadas as obras mais significativas em termos de boas práticas, planeamento urbano e integração na paisagem, cada uma delas ilustrada e identificada com informações que ajudam a compreender quem as desenhou, quando foram construídas, a sua importância e o local onde estão inseridas, por exemplo.
Não é possível conhecer os Açores sem a sua arquitectura. Este Roteiro ajuda-o a fazer essa descoberta.