Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo (CIAPD)

Ilha de Santa Maria, 2005 - 2009

Foi um desafio intervir num edifício localizado no Centro Histórico de Vila do Porto, com a finalidade de ai instalar o Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, potencializado pela sua excelente localização. Pretendeu-se manter quase na íntegra as suas características arquitectónicas originais, quer a nível volumétrico, construtivo ou de pormenor. Também, embora o edifício esteja implantado numa frente urbana, a Rua Dr. Teófilo Braga, parte integrante do tecido consolidado da Vila, o terreno desenvolve-se em profundidade até um segundo arruamento paralelo a este, a Rua do Cotovelo, o que permitiu alguma folga na expansão do programa pretendido e resolver da melhor forma os acessos, proporcionando uma eventual vivência deste com o espaço exterior. O logradouro apresentava-se muito retalhado por muros de pedra seca arrumada à mão que foram tidos em conta para a organização volumétrica do novo edificado.

Em traços gerais, a organização da proposta tem como objectivo conciliar da melhor forma as valências que se pretende desenvolver neste espaço, de uma forma lógica e de forma a rentabilizar ao máximo as estruturas de apoio que possam ser de uso comum. Nesta perspectiva, localizamos as áreas de utilização mais frequente no piso térreo, proporcionando uma melhor rentabilização destes espaços e simultaneamente um acesso mais franco aos utentes. Ao nível térreo prevê-se a ocupação do espaço exterior de uma forma articulada, permitindo resolver da melhor forma as acessibilidades ao edifício e simultaneamente possibilitar o usufruto dos espaços intersticiais resultantes da construção proposta, mantendo genericamente as estruturas de muros de pedra existentes, para desenvolvimento de actividades pedagógicas ou de carácter lúdico.

No que se refere à intervenção proposta, esta assenta sobre uma filosofia de intervenção actual, permitindo uma dialéctica entre a arquitectura vernácula e a arquitectura contemporânea, ainda que se tenha procurado, na escolha dos materiais de revestimento e pormenores construtivos referências da arquitectura tradicionalmente praticada na Ilha.