Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão

Ilha das Flores, 2006 - 2009

Localizado numa zona histórica e fabril da ilha das Flores, o Centro Interpretativo pretende ser mais do que um edifício, integrando um novo conjunto edificado que nasce da requalificação da zona: a recuperação do património histórico do edifício da fábrica da baleia, do centro interpretativo nos antigos tanques de óleo, a requalificação da antiga casa dos botes e do espaço exterior adjacente.

A ideia do projeto passa pela recuperação dos antigos tanques de armazenamento de óleo, numa tentativa de (re)utilizar um espaço perdido e intensificar a ligação entre os dois programas e espaços em questão: o centro e a fábrica.

Concentrado num espaço enterrado, envolto por um muro de pedra natural, o projecto “aproveita” os espaços intersticiais entre os tanques existentes, trabalhando num jogo de luz e texturas e conferindo-lhe uma unidade espacial. Um espaço de contrastes entre claro e escuro, uma vez que as tampas de acesso aos tanques são utilizadas como lanternins que favorecem, de forma distinta, a entrada de luz em todos os espaços interiores.