A Gruta das Torres é uma cavidade de origem vulcânica localizada na ilha do Pico. Em 2004 foi classificada pelo Governo Regional dos Açores como Monumento Natural Regional devido ao seu elevado valor geológico e às suas dimensões ímpares em todo o arquipélago dos Açores.
Tendo a Direcção Regional do Ambiente / Secretaria Regional do Ambiente e do Mar tomado a iniciativa de abrir ao público a Gruta das Torres, tornou-se necessário construir um edifício, de modo a proporcionar informação e apoio ao visitante. Em simultâneo, foi também necessário pensar na protecção do skylight de acesso à gruta.
A resposta encontrada procurou conjugar simultaneamente a protecção do skylight com o desenho do edifício. Este surgiu da forma ondulante que pensámos para o muro de pedra, com 1.80m de altura, que protege a imensa entrada na gruta.
Ambos utilizam a pedra, ainda que com técnicas diferenciadas: o muro foi feito com pedra argamassada mas, ao transformar-se na fachada Sul do edifício, reproduz a imagem de um sistema construtivo local utilizado na construção dos currais de figueira, uma técnica cujo resultado é hoje reconhecido e classificado como Paisagem Património da Humanidade.
A imagem destes muros, originalmente construídos com uma altura máxima de aproximadamente 1.80m, levou-nos a ousar o desenho de um rendilhado de pedra, com 3.50m.
Exceptuando a parede em pedra, o edifício foi revestido com uma impermeabilização/acabamento de cor preta de forma a assemelhar-se à textura da lava vitrificada existente no interior da gruta. Para que a interferência em solos desta natureza fosse minimizada, o edifício foi projectado com uma estrutura de betão armado assente sobre um carril, também de betão armado, de modo a evitar a construção de fundações que provocariam vibrações desnecessárias.
Ao chegar ao Centro de Visitantes da Gruta das Torres, o visitante depara-se com um pátio exterior cuja existência resulta da procura de uma transição de escala entre a imensidão da paisagem e o interior do edifício. Pode comprar o bilhete de entrada e aguardar numa Sala antes de passar para o Auditório onde assiste a um breefing pelo guia que fará a visita. Neste Auditório encontram-se os capacetes e lanternas, de uso obrigatório na descida à gruta.
Perante uma paisagem tão forte como a que envolve a Gruta das Torres procurámos a integração do edifício não deixando de desenhá-lo como forma arquitectónica que é.