O Centro de interpretação ambiental articula e controla toda a área que, no futuro, englobará também uma área de acampamento organizado na Fajã da Caldeira do Santo Cristo. É, deste modo, o primeiro contacto com a informação que se pretende divulgar “in loco” e terá, como função essencial, a explicação dos valores ambientais presentes neste local de elevado valor, nomeadamente:
- dinamizar e enriquecer a visitação da Fajã de Santo Cristo;
- despertar para a educação ambiental associada à interpretação dos valores de paisagem e espaço natural;
- criar rotas interpretativas de património natural e arquitectónico;
- desenvolver o conhecimento dos habitats marinhos e costeiros, assim como a sua diversidade faunística e florística;
O conjunto edificado é constituído por 2 edifícios: O Centro de Interpretação Ambiental e um apartamento de apoio à investigação, reconstruídos segundo a matriz de implantação original. Foram mantidos e redefinidos os muros de pedra envolventes, assim como as fontes de água potável existentes.
O edifício 1, destinado ao Centro de Interpretação e Monitorização Ambiental, é constituído por 2 pisos, numa interação entre o “moderno” e o tradicional, já existente. Com uma forma de “T” (tipologia predominante nas casas tradicionais da Fajã), o corpo principal revive as características e desenho da fachada originais, mantendo as janelas de guilhotina e as portas de baixa estatura, assim como os materiais, quer os caixilhos de madeira, quer as ombreiras e padieiras em pedra de basalto da região. O corpo perpendicular, antigamente destinado a cozinha, mantém as fachadas e a chaminé em pedra à vista, introduzindo, no entanto, alguns elementos de contemporaneidade, de forma a estabelecer a ligação com o parque de campismo que precede.
O edifício 2, destinado a um apartamento temporário, surge sobre a matriz de um anterior telheiro, adaptado e modernizado de acordo com as novas funções a que se destina. É constituído também por 2 pisos, funcionando quase como um open-space: no piso 0 situa-se a cozinha e sala e no 1º piso as instalações sanitárias e o quarto.