Esta intervenção propõe a requalificação e ampliação do equipamento existente, prevendo-se o desenvolvimento de volumes novos de carácter contemporâneo, tendo sempre como principio garantir uma boa integração no sítio, através da recuperação e valorização do edifício principal através de um conceito estético actual, procurando estabelecer um equilíbrio plenamente justificado funcionalmente.
No que se refere ao edifício existente e com base num levantamento preliminar, concluímos que este reúne um conjunto de deficiências evidentes tanto ao nível da estrutura, como ao nível funcional, sendo que se prevê uma profunda reestruturação no edifício de modo a melhorar as suas condições actuais e garantir uma eficaz ligação como os volumes propostos.
Os novos volumes propostos prevêem a construção de um espaço de maior dimensão que integra o refeitório e instalações de apoio, nomeadamente uma copa para recepção de alimentos confeccionados e prontos a servir no local, instalações sanitárias e balneários de apoio ao pessoal de serviço, bem como salas de aulas, nomeadamente mais duas salas e respectivos espaços de acesso/circulação, a entrada principal do edifício, nomeadamente a sala de espera e portaria, assim como uma área técnica; ampliação do espaço de apoio aos docentes, a mediateca/biblioteca, entre outros espaços.
Relativamente aos espaços exteriores, prevê-se a requalificação do espaço envolvente no sentido de promover uma melhor acessibilidade ao equipamento escolar, nomeadamente os percursos pedonais previstos, assim como a beneficiação do acesso automóvel até à entrada principal do edifício.
O projecto contempla duas zonas acessíveis a automóveis, uma destinada à entrega e recepção dos alunos assim como uma zona de estacionamento, e o acesso diferenciado a veículos destinados a serviço/manutenção junto do refeitório. Propomos ainda a construção de um espaço destinado a parque infantil. Prevê-se ainda a beneficiação dos espaços exteriores em geral, nomeadamente dos espaços ajardinados e pátios propostos.