Edifício Multi-Serviços

Ilha da Terceira, 2011 - 2012

O terreno existente encontra-se numa das principais vias de acesso à Cidade da Praia da Vitória, voltado para o mar e com uma vista a 360º sobre a baía da Cidade, o terreno apresenta um declive irrelevante sendo este praticamente plano.

Este projecto pretende o desenvolvimento de uma solução arquitectónica de qualidade, funcional e integrada na morfologia existente do terreno e de todo o envolvente. Como conceito primordial da ideia desenvolvida, deu-se especial relevo aos elevados parâmetros de qualidade no espaço interior/ exterior, quer em termos paisagísticos, quer em termos arquitectónicos e construtivos, de forma a proporcionar o máximo conforto e funcionalidade.

Este edificio será dividido em três diferentes espaços de restauração, um no piso 00 e dois no piso 01, com todas as áreas necessárias à sua boa funcionalidade.

No piso 00 existirá o espaço nº1 destinado a um estabelecimento de restauração de Massas e Saladas – self-service. Toda a zona de preparação e armazenamento, recepção de produtos e escritórios estarão localizados neste piso, com acesso pelo alçado tardoz.

No piso 01 existirão mais dois espaços. O espaço nº 2 será o que terá maior dimensão e será destinado a uma cervejaria/ marisqueira. O espaço nº 3 será destinado a um restaurante “gourmet”.

Estes dois espaços serão dotados de zonas de serviço comuns, bem como instalações sanitárias comuns. Terão ambos uma vista panorâmica para o mar e para a serra verdejante.

No piso 01 existirá a cozinha principal que servirá os 3 diferentes espaços, com todas as zonas necessárias ao seu bom funcionamento.

Neste projecto tirou-se partido da estética do terreno e das vistas panorâmicas existentes, de forma a criar um enquadramento com a envolvente.

Todo o projecto foi realizado tendo em conta os alinhamentos, cérceas, revestimentos, muros, pátios, vãos, de forma a criar um objecto harmonioso, enquadrado com todo o espaço envolvente.

Todo o edifício foi pensado de modo a existir uma grande interacção com o espaço exterior, através de duas grandes fachadas em vidro, uma voltada a sul e outra voltada a norte, de forma a usufruir das vistas panorâmicas que o terreno oferece.

Este projecto pretende o desenvolvimento de uma solução arquitectónica de qualidade, funcional e integrada na morfologia existente do terreno. No que diz respeito à imagem arquitectónica pretende-se que a sua articulação com a envolvente seja harmoniosa, embora pautada por um estilo contemporâneo, sóbrio, actual e inovador.

Em tudo o omisso, deverão ser consultadas as peças escritas e desenhadas, respeitando-se a legislação, as boas normas técnicas em vigor assim como os pareceres oficiais e do projectista.