Furnas Lake Villas

Ilha de São Miguel, 2002 - 2004

A intervenção proposta foi concebida segundo uma filosofia de intervenção contemporânea, ainda que em consonância com a arquitectura de carácter tradicionalista existente, numa dialéctica que julgamos valorizadora do conjunto edificado proposto. De resto, todo o processo criativo se fundamenta numa apropriação do sítio criteriosa e alicerçada numa filosofia de integração paisagística que julgamos exemplar, pelo cuidado colocado na definição da volumetria geral do conjunto, pelos materiais propostos e nível de qualidade ambiental que se pretende atingir na generalidade.

Assim, e tendo como ponto de partida as construções existentes, (destinadas ao alojamento temporário do seu proprietário e habitação do responsável pela manutenção do prédio), a remodelar no âmbito desse projecto, reordenamos o espaço exterior compreendido entre estas construções e o acesso viário existente de modo a permitir a implantação dos volumes de construção de forma a configurar um espaço de qualidade mais contido, organizado de modo a permitir uma boa exposição solar dos compartimentos habitáveis e simultaneamente a salvaguardar a intimidade dos utentes.

O edificado proposto é constituído por 8 módulos correspondentes ao mesmo número de unidades de alojamento, projectados segundo as tipologias T2 e T1 constituídos por: Sala Comum, Kitchenette, Quartos (em número correspondente à tipologia), Instalação Sanitária de uso geral e um espaço coberto exterior.

Estes edifícios são construídos sobre um espelho de água sobrelevados de forma a criar uma barreira natural, garante da intimidade dos hóspedes. O acesso far-se-á por meio de rampa de betão, para possibilitar o acesso a pessoas com deficiências motoras.